Translate

Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Uma entrega total

   "E, estando ele em Betânia, assentado à mesa em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e, quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça" (Mc 14:3).


 Jesus chega à cidade de Betânia e é convidado para um banquete na casa de Simão, o leproso. A Bíblia não nos dá muitos detalhes a respeito de quem era Simão, porém sabemos que nenhum leproso poderia viver normalmente em sociedade (Lv caps. 13 e 14). Talvez Simão estivesse novamente convivendo com sua família por ter recebido uma cura e parece ser isso o mais provável. Todavia não é Simão, o anfitrião do banquete, que nos chama a atenção nesse texto. Quem atrai nosso olhar é uma mulher.
   Ela traz consigo um vaso de alabastro com unguento de nardo puro. Esse tipo de vaso era feito de um material mais delicado do que o mármore em cujo interior se colocava óleos e perfumes valiosos, possuía uma base larga e ia afinando até o gargalo. O gargalo fino servia para impedir que houvesse desperdício do conteúdo do vaso na hora de usar. O nardo era um perfume muito caro (aproximadamente 300 denários. Um denário equivalia a um dia de trabalho de um trabalhador braçal) e muito raro. 
   Ela quebrou o vaso, pois se não o quebrasse, o perfume sairia de gota em gota e ela entendeu que Jesus merecia todo o conteúdo do vaso. Essa atitude de entrega não agradou a algumas pessoas que ali estavam: "E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de unguento?" (Mc 14:4). Mas Jesus recebeu o gesto daquela mulher e declarou: "Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde o evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória" (Mc 14:9).
   
   Quatro lições desse texto:

  • 1 - O vaso (coração) precisa ser quebrado para que todo o conteúdo seja derramado em adoração ao Mestre. Sem quebrantamento, a adoração não é plena, inteira, completa."Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sl 51:17). A entrega precisa ser total, entrega parcial não é entrega.
  • 2 - Nem todos compreenderão nossa atitude de adoração ao Mestre. Muitos pensarão que é um desperdício servir ao Senhor em fidelidade e santidade. Mas como aquela mulher não se importou com os comentários que seu gesto causaria, precisamos romper com qualquer medo das críticas alheias e simplesmente adorar. "Deus é Espírito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (Jo 4:24).
  • 3 - O cheiro do perfume encheu todo o ambiente. Qualquer outro cheiro naquele ambiente foi totalmente suplantado pelo aroma do puro nardo. Quando adoramos a Deus em espírito e em verdade, contagiamos o ambiente ao nosso redor. "Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo" (II Co 2:15).
  • 4 - Jesus recebe uma adoração sincera independente do que os outros pensem a nosso respeito "Jesus, porém, disse: Deixai-a, para que a molestais? Ela fez-me boa obra" (Mc 14:6).

Paz e até.



6 comentários:

  1. Maravilha! Se não me engana a minha memória, quando esta mulher ungiu os pés do Senhor, alguns discípulos reclamaram do bálsamo derramado e consideraram um desperdício. Mas Jesus mostrou algo fantástico: Ele disse que onde o evangelho fosse pregado, o que esta mulher fez deveria ser contado. Grande milagre é apresentarmos a Deus uma adoração sincera e verdadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais uma vez se cumpre a Palavra dita por Jesus acerca desta mulher e sua atitude de adoração. Eis-nos a falarmos dela. Paz abençoado.

      Excluir
  2. É uma passagem bíblica que somemte lendo com reflexão e exege como fez, poderemos aplicar em nosso relacionamento com Deus... Belíssima palavra irmã..

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem.Pura benção!
    Não há nada melhor do que servir a Deus, sempre estou envolvida com algo na igreja: peças, coreografias, evangelismo e agora estamos montando uma banda dos jovens e posso confirmar que nunca me senti tão feliz!Deus é fiel e está fazendo coisas em minha vida que nunca pensei que aconteceriam :D

    Fica com Deus!

    http://resgatadapeloreii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Fernanda, servir a Deus é a coisa mais maravilhosa do mundo. E Ele sempre nos surpreende fazendo por nós e através de nós muito mais do que a gente poderia imaginar. Deus continue te abençoando. Paz!

      Excluir
  4. Olá, sou a autora do Blog de Divulgação Agenda dos Blogs e passei aqui para te dar as instruções de quem é membro da Agenda. Vamos lá?

    1º O seu blog se encontra em nossa lista de cadastrados, cujo número é 905 .Para ver, clica na página CADASTRADOS que está abaixo da minha foto de perfil no meu Blog.

    2º Com esse número, você poderá solicitar a sua carteirinha de Membro Oficial. A Carteirinha te dará vantagens em sorteios e projetos exclusivos na Agenda dos Blogs. Peço que não substitua o nosso banner pela carteirinha, porque será o rompimento da nossa parceria. Solicite na página Carteirinhas, que está abaixo da minha foto de perfil.

    3º Peço que todas as visitas que chegarem até você vindo da Agenda, que você possa retribuir, seguindo a todos. Na página CADASTRADOS tem todos os links dos amigos e eles ficam lá para visitação dos amigos.Visitou o Blog, gostou, fique!!!

    4º Temos o nosso grupo no Facebook, chamado Amigas(os) da Agenda. Para participar, me chame inbox no face.

    5º De 3 em 3 meses, teremos a Varredura, onde verificaremos todos os links da página CADASTRADOS se os blogs estão ativos ( postando normalmente ) ou se estão desatualizados. Blogs sem o banner da Agenda ou Blogs Só para convidados, serão removidos da Agenda.

    É uma alegria muito grande ter você conosco. Fique a vontade!! Bjssssss!!!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adorei sua visita! Deixe seu comentário!