Translate

Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Guarda o teu coração

   "Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida" (Pv 4:23).



    A maioria de nós tem o costume de guardar coisas que consideramos importantes: fotos, cartas (quando ainda havia o costume de escrevê-las), presentes, lembranças, etc...coisas que às vezes podem até parecer insignificantes, mas que são significativas para nós. É a nossa tentativa de preservar um momento que já passou, uma pessoa que já se foi, um sentimento vivido em alguma situação. E quando olhamos para esses nossos guardados, de certo modo revivemos as mesmas emoções de outrora. Mas, em meio a tantas coisas que consideramos importante preservar, às vezes esquecemos do essencial: guardar o nosso coração.
    Salomão diz que é a coisa principal a ser guardada, pois é de lá que tudo o mais flui. E quando ele fala de coração não está se referindo ao nosso órgão físico (embora seja de grande utilidade para a vida física cuidar dele), e sim aos nossos sentimentos, às nossas emoções.
    É muito fácil deixar o coração se tornar um depositório de coisas ruins. Ao longo da vida somos feridos, magoados e muitas vezes não podemos evitar isso, mas podemos escolher o que faremos com aquilo que fazem conosco. É por isso que o apóstolo Paulo enfatiza: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12:21)
    Também é muito fácil a gente se ocupar apenas com o que é aparente e se esquecer de cuidar do nosso interior, daquilo que é essencial. Certa vez uns escribas e fariseus chegaram diante de Jesus com um questionamento: "Porque transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão" (Mt 15:2). Estavam preocupados apenas com o que estava diante dos olhos, com a aparência das coisas, mas Jesus vai ao fundo da questão e declara: "Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem, mas comer sem lavar as mãos isso não contamina o homem (Mt 15:17-20).
    Havia uma preocupação imensa em cumprir as regras e tradições farisaicas que eles mesmos estabeleceram e se esqueciam da essência da Palavra de Deus: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes" (Mc 12:30,31). O coração deles estava cheio, só que das coisa erradas. A prioridade era 'aparentar' santidade e não 'ser' santo.
    Ficar triste, sentir raiva, medo, desgosto, angústia, não é nada fora do normal. Somos humanos dotados de sentimentos, mas podemos aprender a não permitir que esses sentimentos se alojem em nós a ponto de se tornarem parte de quem somos. O psiquiatra e escritor Augusto Cury ensina em seus livros uma técnica muito boa: repudiar os maus pensamentos e sentimentos antes que tenham tempo de se estabelecerem. Quando aceitamos que o mal se instale no coração é muito mais difícil de se livrar dele, pois a tendência é que ele crie raízes. Hb 12:15 fala sobre a raiz de amargura e toda vez que leio esse texto me lembro do quintal da minha avó. Era (e ainda é) tão cheio de árvores e, quando cortava-se alguma, era difícil arrancar a raiz. Elas sempre insistiam em brotar de novo dificultando muito o trabalho de limpar o terreno. No fim a terra ficava 'machucada', revolvida pra que se pudesse vencer a raiz. O ódio, o rancor, a ira, a mágoa, a inveja, a cobiça, a amargura, causam muito mais dor e perdas em quem elas se estabelecem do que no alvo de tais sentimentos. É como a frase de William Shakespeare: "Guardar ressentimento é como tomar veneno esperando que o outro morra".
    Independente do quanto tenhamos sido feridos, através do sangue de Jesus podemos nos livrar de todo fardo e aliviar nosso coração. Levar o coração pra mais próximo de Deus, enchê-lo com a Palavra dEle, deixar o amor de Deus inundar nosso ser e aprender com Ele a controlar nossas emoções através da atuação do Espírito Santo são passos importantes pra alcançar paz e tranquilidade emocional. "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (IJo 2:7).


Paz e até.
  

12 comentários:

  1. Paz do Senhor conheci seu blog através do Blogueiro do Brasil( face) passando para parabenizar pelo trabalho, muito bom. Temos também um blog cristão e convido você a nos visitar e se possível nos seguir no http://luzevida123.blogspot.com.br/ Obrigado que Deus abençoe você e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Passando pra ler e ser abençoada, uma ótima noite!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Fernanda, às vezes perdemos tanto tempo nos preocupando com coisas ruins q isso acaba ficando no nosso coração :( Mas quando lembramos o quando Jesus tem de bom pra nos oferecer, tudo muda e somos curados e restaurados *-*

    Um beijo linda!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosas palavras amada!!!! É uma grande verdade!! Muitas das vezes guardamos tantas coisas e lembranças, mas esquecemos de guardar o nosso coração, que é o principal. Que Deus possa ter misericórdia de nós, e não venhamos a nos esquecer de guardar os nossos corações no nosso dia a dia. Muito edificante, que Deus possa continuar te usando cada dia mais na presença Dele. Beijos querida!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá vim da Agenda dos blogs,amei seu blog . Passando para te visitar,seguir e para te convidar a visitar e fazer parte de meu blog, uma ótima semana! http://meninacharmosaj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vim através da Agenda dos Blogs para conhecer o seu cantinho e me encantei com a palavra, parabéns pela linda mensagem...
    Bjs
    http://pequenasofiaemanuelle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Passando para deixar um abraço forte e felicitações pelo espaço.
    Sou amiga da Agenda dos Blogs.
    EUZINHA
    http://janalaceiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, venho da Agenda dos Blogs e amei conhecer seu espaço...
    lindas palavras que falaram muito ao meu coração.
    Deus te abençoe...e, se quiser pode me fazer uma visitinha também...

    ResponderExcluir
  9. Venha conhecer seu blog através da Agenda dos Blogs. Conheci, gostei e estou seguindo
    Venha conhecer o meu e se gostar me siga

    Bjks

    My
    http://entreelassempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie mais uma visitinha da Agenda dos Blogs, amei o blog também sou cristã, seguindo aqui o seu blog, e te convido a visitar meu blog e se gostar siga também bjos
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem? Graça e a paz!
    Estou passando aqui, porque indiquei seu lindo blog a um selo! Confira no link a seguir:

    http://resgatadapeloreii.blogspot.com.br/2014/08/premiacao-do-blog.html

    Deus abençoe grandemente! :D

    ResponderExcluir

Adorei sua visita! Deixe seu comentário!