Translate

Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A provisão diária

   "Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não" (Ex 16:4).
   O cuidado de Deus para com o seu povo é fortemente evidenciado por toda a Bíblia. E não é diferente nesse trecho. O povo havia saído do Egito com grande manifestação do poder de Deus, e chegam até o deserto de Sim, entre Elim e Sinai. Ao chegarem ali, todo o povo murmurou contra Moisés e Arão. Estavam no deserto e queriam comida e foi justamente aí que começaram a se lembrar das coisas que comiam no Egito e se lamentaram: "E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito. quando estávamos sentados junto às panelas da carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão" (Ex 16:3). Esqueceram de todo o sofrimento que haviam passado no Egito por causa das necessidades atuais. Foi tão fácil achar que o passado havia sido melhor e se esquecer de que a retirada do Egito fora uma grande providência de Deus. E se Deus, com mão forte e braço estendido os havia tirado da escravidão, o que mais Ele não faria pelo seu povo? E aí Deus diz a Moisés: "Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não" (Ex 16:4).
   A provisão seria diária e o povo teria que confiar nesse cuidado de Deus. Todos os dias, eles levantariam e recolheriam alimento suficiente apenas para aquele dia. Quando tentavam guardar, preocupados com o dia de amanhã, o alimento se estragava e se enchia de bichos. Era necessário confiar em Deus todos os dias, confiar que Ele enviaria o suficiente para viverem mais um dia.
  Normalmente temos muita dificuldade em ter esse tipo de confiança. É normal do ser humano se preocupar antes do tempo, antecipar problemas e sofrimentos que muitas vezes nem sequer chegam a acontecer. Nos programamos, planejamos, preparamos tudo para que as coisas saiam bem durante muito tempo e nos esquecemos de que o suficiente para cada dia está sob o controle de Deus.
   E Jesus fala sobre isso aos discípulos quando estes pedem que os ensine a orar: "O pão nosso de cada dia nos dá hoje" (Mt 6:11). Jesus ensina sobre comunhão, confiança e dependência de Deus na provisão diária. É claro que Jesus não está falando que devemos nos acomodar e esperar que tudo caía literalmente do céu. O trabalho foi uma tarefa dada pelo próprio Deus ao homem. O que Jesus ensina é que Deus cuida de nós. Deus é o nosso provedor e o cuidado dEle por nós é ativo todos os dias. Todos os dias as suas misericórdias se renovam e por isso não somos consumidos: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são a cada manhã; grande é a tua fidelidade" (Lm 3:22,23). 
   Não são os nossos projetos, os nossos planos, a nossa inteligência, a causa de nosso sucesso. Tudo isso é de extrema importância, mas a causa de não sermos consumidos nos desertos que enfrentamos ao longo da vida, é porque as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, fazendo com que a provisão necessária para mais um dia esteja presente para nos sustentar. E isso não fala apenas de coisas materiais, do alimento físico, isso fala de cuidado com o nosso ser espiritual. Ainda que enfrentemos a doença, as perdas, a morte...mesmo assim não seremos consumidos, pois no Senhor até mesmo a morte é só o início de uma nova vida: a vida eterna.
 Paz e até.

3 comentários:

  1. Quando estamos totalmente dependentes de Deus, a certeza da provisão é muito clara, sem qualquer espaço para a dúvida.
    Um dia abençoado pra ti amada.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Fernanda. Que belo Devocional para realmente se meditar.
    Admiro a forma com que escreve.
    Deus cuida de nós!

    Abraço fraterno
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
  3. Paz!
    Eu vim conhecer o seu blog de pertinho e me encantei! Muito lindo as mensagens - elas explodem vida!!
    Vim lá da agenda dos blogs - e estou te seguindo, acredito que irá gostar também do meu cantinho.
    Espero lá a sua retribuição!!
    bjs

    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir

Adorei sua visita! Deixe seu comentário!