Translate

Páginas

quarta-feira, 10 de maio de 2017

A libertação de um homem

"E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galileia. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.
E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos" (Lc 8: 26-29).


  A Bíblia diz que num certo dia, Jesus e seus discípulos entraram num barco para atravessar o Mar da Galileia, que na verdade é um lago, também chamado de Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré. No meio do caminho eles se depararam com uma forte tempestade: "E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se d'água, estando em perigo" (Lc 8:24). Enquanto essa tempestade ocorria, Jesus estava dormindo tranquilamente, os discípulos acordaram-no e ele repreendeu o vento e a fúria do mar: "E, chegando-se a ele, o despertaram dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança"(Lc 8:25).
   Ao chegar em terra firme, na região de Gadara, a Bíblia afirma que um endemoninhado saiu ao encontro de Jesus. A história que passa a ser contada a partir dessa chegada de Jesus em Gadara,é uma história maravilhosa de libertação e de demonstração do poder e autoridade de Jesus.
   O texto relata algumas características acerca da situação enfrentada por aquele homem:

  • Estava possesso já há muito tempo (Lc 8:27);
  • Era feroz ao ponto de ninguém poder passar pelo caminho (Mt 8:28);
  • Sua agressividade levou as pessoas a prendê-lo com grilhões (Mc 5:4), mas mesmo assim não conseguiam amansá-lo ou contê-lo (Mc 5:4b)
  • Andava pelos sepulcros dia e noite clamando e ferindo-se com pedras (Mc 5:5).
  Essa passagem sempre mexe profundamente comigo, pois este homem representa o retrato do que Satanás deseja fazer com a vida das pessoas. Uma vida de sofrimento, solidão, dor...Devido à situação que ele enfrentava a sua vida ficou prejudicada em todos os aspectos:

  • Convívio familiar e convívio social totalmente inexistente: "Não habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros" (Lc 8:26);
  • Foi levado a lugares de solidão e morte: sepulcros e deserto;
  • Além da prisão física houve a tentativa de resolver o problema com correntes e grilhões físicos;
  • Perda dos valores morais, normas estabelecidas para o convívio social: "Não andava vestido" (Lc 8:27);
  • Perda da personalidade. Seus padrões de pensar, sentir e agir, a individualidade pessoal que nos faz ser quem somos, foi totalmente prejudicada:
  • Feria-se a si mesmo (Mc 5:5). Satanás fez com que perdesse o amor por si mesmo e seu senso de autopreservação;
  • Sem paz, andava clamando nos montes e sepulcros (Mc 5:5).
   A vida daquele homem estava em completa ruína, não havia nada que as pessoas daquela localidade pudessem fazer por ele. O máximo que chegaram a conseguir foi aprisioná-lo com correntes e grilhões, mas apenas temporariamente, pois nem mesmo isso era capaz de detê-lo. 
   Gadara era uma das dez cidades autônomas da região de Decápolis. Era um centro comercial habitado por não judeus que viam na criação e comercialização de porcos uma fonte de renda. Isso fazia com que fossem totalmente rejeitados pelos judeus, pois o porco era um animal imundo de acordo com a Lei mosaica.
   Quando Jesus pisou na terra de Gadara, o endemoninhado saiu ao seu encontro clamando com grande voz: "Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes " (Lc 8:28b). Até aquele momento os demônios tinham feito o que queriam na vida daquele homem, mas chegara aquele que veio pra desfazer as obras do diabo (I Jo 3:8). Jesus havia atravessado o Mar da Galileia, repreendido a tempestade para chegar num lugar onde nenhum judeu queria ir para libertar um homem, uma vida.
   Não havia naquele lugar nada e nem ninguém que fizessem oposição à atuação demoníaca, eles estavam completamente à vontade para atuar, mas com a chegada de Jesus o negócio é diferente. Os demônios sentiram que havia um oponente ao qual não poderiam resistir e imploraram pra que Jesus permitisse que entrassem nos porcos.
  A permissão que Jesus lhes deu de entrarem na manada de 2000 porcos, vai demonstrar algumas coisas para a população local:

  • O poder destruidor dos demônios que habitavam aquele homem;
  • O grau de sofrimento que ele estava suportando por um longo período de tempo;
  • Que Jesus tem autoridade pra dar ordens aos demônios, o poder deles está limitado à permissão de Jesus;
  • Com a destruição da manada de porcos, havia uma escolha a ser feita: crer em Jesus e recebê-lo ou preferir os porcos e se lamentar com o prejuízo financeiro.
   Jesus trouxe restauração à vida daquele homem em todos os aspectos:

  • Espiritualmente;
  • Fisicamente;
  • Restauração dos seus valores morais: "totalmente vestido" (Lc 8:35);
  • Restauração da saúde emocional: "Perfeito juízo" (Lc 8:35);
  • Restauração do convívio familiar e social: "Torna para tua casa!" (Lc 8:39);
  • Estabelecimento de uma missão: "Conta quão grandes coisas te fez Deus" (Lc 8:39).
   As pessoas, mesmo depois de vê-lo completamente vestido, lúcido e assentado aos pés de Jesus, decidiram optar por pedir a Jesus que saísse de sua cidade. Isso é bem triste, pois nos mostra que existem pessoas que deliberadamente escolhem os 'porcos'. Para esses as coisas dessa vida são mais interessantes do que as coisas relacionadas ao mundo espiritual.
  Após a sua libertação, o homem pediu a Jesus para segui-lo e recebeu de Jesus a seguinte resposta: "Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas Deus te fez. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito" (Lc 8:39). É maravilhoso imaginar a volta dele para casa, o reencontro com a família, com os amigos, depois de tanto tempo. A própria vida daquele homem se tornou um testemunho grandioso do poder de Jesus. 
   Essa história nos leva a entender que Jesus tem todo o poder e autoridade sobre todas as coisas e que não há nada que possa impedir os seus propósitos  É uma história linda de libertação, do resgate de alguém que estava aprisionado pelas correntes de Satanás. Sem Jesus ele estaria fadado a uma vida miserável, mas Ele foi lá em Gadara por aquela alma. Atravessou o lago pra salvar aquela vida. 
   Essa história mostra o quanto o encontro com o Mestre é libertador e criador de novos rumos. No início o homem não tinha perspectiva de nada, estava morto, mas quando encontrou-se com Jesus tornou-se um anunciador das boas novas.  Jesus quebra toda e qualquer corrente que nos aprisiona, ele nos liberta e dá sentido à nossa vida. Quando Deus nos encontrou e nos transformou foi para que fossemos e anunciássemos aos outros quão grandes coisas ele fez por nós.


Paz e até.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei sua visita! Deixe seu comentário!