Translate

Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Uma oportunidade única

  A frase "só se pode mergulhar no rio uma vez" é atribuída ao filósofo Hieráclito. Impossível se banhar duas vezes no mesmo rio? Sim, afinal, as águas são correntes, fluem constantemente. Ao retornar ao rio ele já não será mais o mesmo, pois as águas em que se mergulhou originalmente já foram substituídas por outras. E mesmo que o rio não mudasse, que suas águas fossem paradas, nós é que não seríamos mais os mesmos. Somos seres em constante transformação. Nunca seremos de novo o que já fomos anteriormente. Podemos até ser melhores (ou piores), mas iguais não. As circunstâncias mudam, nós mudamos, um segundo nunca é igual ao outro.
  Pensando um pouquinho nessa frase, me lembrei de quando Jesus falou acerca das preocupações da vida (Mt 6:25-34). Vivemos dificuldades nesse "mundão de meu Deus", e, às vezes (ou quase sempre), quando estamos em dificuldades, essas palavras se tornam meio controversas para nós:"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu mal" (v.34).
  Poxa, como não se preocupar com contas a pagar, problemas de saúde, conflitos no casamento, criação de filhos? Mas, pensando bem, problemas sempre haverão, com maior ou menor intensidade. Cada dia traz as suas alegrias e também tristezas, diferentes em aspectos que podem ser grandes ou pequenos, mas que são diferentes de alguma forma. Os momentos jamais serão idênticos.
  Há aqueles que entendem cada experiência como única e resolvem aproveitá-las ao máximo, pessoas que veem grande significação em coisas simples, mas há os que se preocupam tanto com os problemas de amanhã que não conseguem usufruir das coisas boas que a vida oferece. Ao olhar para um lírio, ou ao ver um pássaro voando, lembre-se do que Jesus falou:"Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não tem vocês maior valor do que elas?" (v.26). E lembrando-se disso, aproveite os bons momentos, pois você tem um Pai que zela por você. 
  Aproveitar ao máximo cada momento, pois cada momento é único. O beijo do filho, o carinho do marido (ou esposa), o abraço do amigo nunca se repetirão do mesmo jeito. Sinta-os como únicos.Viva-os como únicos. às vezes perdemos muito tempo pensando sobre o que queríamos que fosse , que nos esquecemos de aproveitar aquilo que já é.
Paz e até. 
  

Salvos para anunciar as boas novas

 A salvação em Cristo promove a libertação definitiva do domínio do pecado, diferente dos sacrifícios que eram oferecidos no Antigo Testamento em que a morte dos animais oferecia uma liberdade apenas provisória (Hb 10:11).
 O homem, após a queda, perdeu a comunhão com Deus e o pecado passou a exercer controle sobre a humanidade. O sacrifício de Cristo na cruz produz a libertação desse domínio e reconcilia o homem com Deus novamente (Rm 8:1,2).
 Mas, a salvação também tem o propósito de vocacionar para que a obra iniciada por Cristo tenha uma continuidade. A igreja tem como tarefa testemunhar acerca do que Jesus fez, demonstrando amor, justiça, serviço no seu dia a dia.
 A salvação não nos isola, antes capacita-nos para atuar na sociedade na qual estamos inseridos. Fomos escolhidos por Deus para anunciar as boas novas de salvação a todos os homens (IPe 2:9b). Mas, é muito mais do que apenas anunciar palavras, consiste também em promover ações que permitam mudar a realidade de injustiça, violência. A igreja verdadeira é um organismo que não compactua com a corrupção, que ajuda os necessitados, que não busca benefícios próprios, antes tem consciência de que levar a mensagem transformadora do evangelho é sua prioridade e age segundo esse princípio.
 Não podemos agir como os fariseus que discriminavam as pessoas pela classe social, pela raça, pelo gênero. Esses eram meros religiosos, viviam isolados em grupos fechados que não permitiam que o necessitado tivesse acesso a Deus (Mt 23:13). Precisamos ser o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5:13,14) e viver ativamente o evangelho através do nosso testemunho.
Paz e até.

sábado, 2 de novembro de 2013

O privilégio de ser imagem e semelhança de Deus.

   O homem é a única criatura feita à imagem e semelhança de Deus e por isso ocupa lugar privilegiado na criação (Gn 1:27). Ser feito à imagem de Deus ressalta a proximidade entre Criador e criatura, como, por exemplo, o homem possui raciocínio, poder de decisão e de ação. Mas, ao mesmo tempo, coloca o ser humano no seu devido lugar, de ser criado, ou seja, aquele que criou é e sempre será superior à sua criação.
   A esse homem criado por Deus foi dada a tarefa de ser mordomo, representante legal de Deus para dominar sobre o restante da obra criada (Gn 1:28-30). Isso significa que ele seria responsável por cuidar de tudo aquilo que Deus criou. Algumas pessoas criticam aqueles que se empenham em proteger a natureza, mas essa era uma tarefa inicial dada por Deus ao homem. Aquele que procura cumprir a Palavra de Deus também zelará pelo meio em que vive e isso implica estar ciente de que nossos atos podem ofender e degradar aquilo que foi criado pelas mãos do próprio Deus. Esse entendimento é lindo, pois quem o alcança com toda certeza economizará água, não jogará lixo nas ruas e etc, coisas básicas que todo crente deveria saber. 
   Ser imagem de Deus não é uma característica individual dada apenas ao ser humano do sexo masculino. Deus criou homem e mulher à sua imagem, ambos têm o mesmo valor diante de Deus. Numa sociedade marcadamente machista, onde mulheres são desvalorizadas no mercado de trabalho e ainda hoje ganham menos exercendo as mesmas funções que os homens, são agredidas física e emocionalmente, tratadas como objeto, é maravilhoso saber nosso lugar diante de Deus. Durante a Idade Média, a mulher era vista como fonte de pecado, instrumento usado pelo Diabo para desvirtuar o homem, mas biblicamente vemos Deus valorizando a mulher no Éden quando faz a promessa de que do ventre de uma mulher nasceria aquele que pisaria a cabeça da serpente (Gn 3:15)
   O ser criado à imagem de Deus também deve afetar o nosso entendimento acerca das raças. O Brasil é um país fortemente miscigenado, mas mesmo assim carregado por muito preconceito racial. Todos fomos feitos à imagem de Deus, independente de raça, sexo, condição social ou qualquer característica descriminatória, pois em Cristo "não há judeu nem grego, não há servo nem livre, não há macho nem fêmea" (Gl 3:28).
   Como cristãos que compreendem terem sido criados privilegiadamente à imagem de Deus, isso deve resultar num relacionamento com Deus que vai além do intelecto e das emoções, mas que abrange a totalidade das nossas ações. O corpo físico não pode ficar de fora da relação com Deus: "O mesmo Deus de paz vos santifique completamente. E todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (ITs 5:23). Também deve resultar numa melhora no relacionamento com as pessoas (tanto as da nossa comunidade de fé, quanto com as de fora), pois o crente deve ser um canal através do qual o amor de Deus pela humanidade é expressado. O papel evangelizador da igreja e de seus membros precisa abranger todos os aspectos do ser humano, alcançando intelecto, emoções e também o corpo: "Se o irmão ou irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz; aquentai-vos e fartai-vos, mas não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?" (Tg 2:15,16).
   Precisamos assumir o compromisso de resgatar na humanidade, que se encontra perdida em seus valores e auto estima, a consciência do seu valor diante de Deus. Somos tão importantes para Ele, que Ele morreu para nos resgatar (Jo 3:16).
Paz e até.