Translate

Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A maior esperança

   O desânimo chega na nossa vida sem avisar, sem pedir licença. De repente chega. Às vezes bem no meio de algum projeto legal, de algo que você planejou realizar e até se empolgou no início. E, quando ele chega, traz uma sensação de que o que estamos fazendo não tem sentido e nem produzirá os resultados que esperamos. No início, ah, no início, era só alegria realizarmos o que esperamos tanto pra alcançar, mas o desânimo tem o poder de sugar as nossas forças e tirar todo significado das coisas que amamos fazer.
  Quando Paulo escreve a primeira carta aos tessalonicenses, os irmãos passavam por um período de crise. Eles haviam começado bem a caminhada cristã: "De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo. Assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia. (I Ts 1:6,7). Mas algo deu errado no meio do caminho. Eles enfrentaram as dificuldades com garra, mas ao se depararam com a morte de seus entes queridos, viram-se incapazes de lidar com a situação e perdeu-se o sentido de tudo o que já haviam suportado. Para eles, não havia esperança para os que morriam antes da manifestação do Senhor Jesus. Essa concepção trouxe muita tristeza. Afinal, e se morressem? Do que teria servido todo sofrimento e fidelidade? O empenho fora logo substituído pela falta de ânimo.
   É em meio a esse turbilhão de sentimentos que recebem a carta do apóstolo Paulo. E nessa carta, Paulo faz uma das declarações mais lindas acerca da volta de Cristo: "Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com essas palavras" (I Ts 4:13-18).
   A morte não era o fim. A morte não seria impedimento para que gozassem da alegria de estar com Cristo eternamente. A morte não teria poder para impedir que a promessa de Jesus se cumprisse na vida deles. Ao soar da trombeta de Deus, mesmo a morte terá que sair em retirada.
  A volta do Senhor Jesus é a maior esperança que o cristão pode ter nessa vida. Quando olhamos à nossa volta e só conseguimos ver violência, injustiça, imoralidade, o desânimo parece querer nos pegar de jeito. Mas essa história não acaba assim, o final que Deus 'escreveu' para os seus filhos, não é esse.
  Independente dos motivos que nos levam a desanimar, podemos olhar para o Autor e Consumador da nossa fé e buscar nele o renovo necessário para recomeçar. Ainda há projetos de Deus a serem realizados através de nós e, mesmo que por um momento, não consigamos encontrar força suficiente, Deus renova as nossas forças e nos faz voar como águias. 
   Estamos vivos hoje. Isso é um presente dos céus pra nós. Os problemas e as dificuldades que surgem são oportunidades de aprendizado e podemos tomar a decisão de não nos deixar vencer pelo desânimo e pelo medo do fracasso. A decisão de como enfrentar os obstáculos cabe a cada um de nós. Eles são apenas temporais, o que Deus tem preparado pra nós é pra sempre. Jesus vai voltar!!! 
   Deixo pra vocês um vídeo de Nick Vujicic, que nasceu sem os braços e sem as pernas e poderia ter todos os motivos do mundo pra desistir, mas superou as dificuldades e hoje em dia dá palestras sobre esperança.

Paz e até