Translate

Páginas

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Arrependei-vos!

   Em vez de perguntar se alguém quer "aceitar" Jesus, o Evangelho chama o homem ao arrependimento. João Batista, aquele acerca de quem Isaías profetizara que prepararia o caminho para o Salvador, clamava no deserto convocando ao arrependimento: "Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus" (Mt 3:2). Sua mensagem atraía pessoas de Jerusalém, Judeia e província adjacente ao Jordão. Confessando seus pecados, eram por ele batizadas no rio Jordão: "Então saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judeia e toda a circunvizinhança do Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados" (Mt 3:5,6).
   De acordo com João Calvino: "Se alguém busca na Palavra de Deus uma diferença entre o batismo de um e o de outro (de João e de Cristo), a única diferença que encontrará é que João batizava em nome de alguém que viria, e os apóstolos, em nome de alguém que já veio".
   Jesus deixou claro, ao ser questionado por comer com publicanos e pecadores, que veio chamar pecadores ao arrependimento:
"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento]" (Mt 9:13).
   Pedro, após a descida do Espírito Santo no Pentecostes, levantou-se com ousadia e anunciou a mensagem de salvação aos presentes. O discurso compungiu o coração das pessoas, levando-as a perguntarem o que deveriam fazer. A resposta de Pedro deixou clara a necessidade de arrependimento:
"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados" (At 2:37,38). Os que receberam a palavra foram batizados, havendo um acréscimo de quase 3.000 pessoas: "Então os que aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas" (At 2:41).
   O batismo é a admissão pública na igreja visível, um sinal e selo do ingresso no Reino de Deus. Naquele dia, a mensagem do evangelho levou quase 3.000 pessoas a serem batizadas e incluídas como membros da igreja visível.
   Era com o brado em alta voz que os apóstolos convocavam os homens: ARREPENDEI-VOS!
   Esse deve ser o brado da igreja!

Paz e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei sua visita! Deixe seu comentário!