Translate

Páginas

domingo, 4 de agosto de 2013

A missão da igreja

   "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa,o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
   Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia"(I Pe 2:9,10).
   A palavra missão vem do latim "enviar" ou "mandar" e nada mais é do que uma ordem dada por Deus aos seus servos de levar as boas novas da salvação em Cristo Jesus.
   Jesus deixa claro que a principal tarefa da igreja é pregar o Evangelho a toda criatura. O tempo entre a sua ascensão aos céus e a sua segunda vinda deve ser preenchido com a tarefa missionária:"Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;Ensinando-as a guardar as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.Amém." (Mt 28:19,20).
   Após o pecado do primeiro casal, a comunhão com Deus foi afetada e a confiança e intimidade deram lugar ao medo e ao sentimento de culpa gerados pela desobediência à uma ordem direta da parte de Deus (Gn 3:10).A primeira reação que Adão e Eva têm após pecarem é se esconder.Daí por diante o mal se alastra e alcança seu ápice nos dias de Noé (Gn 6:5).
   Quando Deus chama Abrão faz-lhe uma promessa de que através dele seriam benditas todas as famílias da terra (Gn 12). Abrão e sua descendência dariam origem ao povo de Deus: Israel, que teria a função de ser uma nação sacerdotal que levaria Deus ao mundo.
   Mas Israel falhou em sua missão, fechando-se num orgulho espiritual e racial. O orgulho alcançou um nível tão elevado que o livro de Jonas surgiu para combatê-lo. Jonas, no último capítulo do livro sente mais dó de uma aboboreira do que de uma nação gentia (Jn 4). A mensagem do livro de Jonas é simples: Deus é Deus de todos.
  Quando o Messias veio, Israel o rejeitou:"Veio para os seus, mas os seus o rejeitaram"(Jo 1:11). A partir dessa rejeição, Deus dá à igreja a incumbência que antes cabia a Israel: ser um povo sacerdotal que leve as pessoas a Deus.
   Deus enviou seu filho para redimir o mundo e a missão da igreja é anunciar que Deus chama todos ao arrependimento e à salvação em Cristo Jesus:"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos" (At 4:12).Israel falhou,mas nós não podemos falhar.
 Missões modernas
   A era moderna das missões cristãs teve início com a ida de Guilherme Carey para a Índia. Ele é considerado o pai das missões modernas.
   As igrejas de sua época não aceitavam a tarefa de levar o Evangelho aos pagãos. Para eles, a ordem fora dada apenas aos crentes dos tempos de Jesus e já tinha sido cumprida. Certa vez, numa reunião, Carey expôs essa questão e ouviu como resposta:"Jovem, sente-se! Quando Deus quiser converter os pagãos, Ele o fará sem o seu auxílio, nem o meu".
   Mas Carey não desistiu e conseguiu que fosse criada a primeira sociedade missionária na história das igrejas cristãs para a pregação da palavra entre os povos nunca antes evangelizados (Sociedade Missionária Batista-1792).
Povos não-alcançados
   Depois de mais de 2000 anos da vinda de Cristo até os dias de hoje, ainda há pessoas que nunca ouviram falar de Cristo de modo eficaz.
   Um povo não-alcançado é um grupo étnico-linguístico em cujo meio não existe uma igreja cristã com o potencial de evangelizá-lo.
   A maioria dos povos não alcançados (62 países) está localizada na janela 10x40 - um retângulo entre 10 e 40 graus acima da linha do Equador, onde vivem mais de 3,5 bilhões de pessoas. Nessa área está concentrada as três grandes religiões que também se tornaram religiões missionárias: islamismo, hinduísmo e budismo. De cada dez miseráveis do planeta oito vivem ali.

Quem são?*Povos do oeste da África;*povos do Oriente Médio;*povos da Ásia;*grupos indígenas.
Quantos são?3,5 bilhões de pessoas.
Como são?*Intolerantes ao Evangelho;*perseguem e matam os cristãos e missionários.
Cristãos perseguidos
   


    
   Vivemos em um país livre, onde cada um professa a religião e crença que quiser, mas a realidade no mundo é outra. Em muitos países nossos irmãos em Cristo são presos, torturados e mortos por causa de sua fé. Lembre-se que Missões se faz com os pés dos que vão, as mãos dos que contribuem e com os joelhos dos que oram. Não se feche à realidade do Cristianismo no mundo, ore pelos missionários e pelos povos não-alcançados para que tenham a oportunidade de ouvirem falar que Jesus morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia pra que fôssemos salvos da ira vindoura. Porque a vontade de Deus é que todos cheguem ao conhecimento da verdade: "que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade"(ITm 2:4).

Paz e até.

Bibliografia:
* Heróis da Fé - Boyer,Orlando - CPAD;
*Missões: Uma Reflexão Sobre a Obra Missionária Mundial/Liliane Pessanha Ravani,Nicilene Figueira e Luiz Cláudio Marteletto (organização, edição e atualização) - 4º edição - JUERP;
*Outras fontes.


Conheça o Portas Abertas e saiba mais sobre a Igreja Perseguida: https://www.portasabertas.org.br/

Um comentário:

  1. Parabéns fer cada dia aprendo algo novo a cada post seu .... muito interessante essa mensagem ....bjo fica na paz:)

    ResponderExcluir

Adorei sua visita! Deixe seu comentário!