Translate

Páginas

terça-feira, 8 de julho de 2014

Ser servo não é suficiente?

   "Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará" (Jo 12:26).
   
Ultimamente tenho observado uma tendência no meio evangélico: o estrelismo. Sou do tempo (não que eu tenha tantos anos assim, ainda nem cheguei aos 30, rsrs) em que os cristãos se orgulhavam de serem chamados servos de Deus. Quando alguém dizia "sou servo de Deus", dizia isso com grande alegria. Afinal, pode haver coisa melhor e mais digna do que ser servo do Deus Todo Poderoso? 
   A palavra servo significa aquele que executa tarefas sob as ordens de outra pessoa. O servo de Deus nada mais é do que alguém que obedece às ordens do Altíssimo.
   Mas hoje em dia, para um grupo inserido em nosso meio, isso parece não ser mais suficiente. Eu servo? Só isso? Não mesmo, e dá-lhe um monte de credenciais e posições criadas pra se autopromover. Não quero que pensem que sou contra os ministérios biblicamente estabelecidos. Os verdadeiros ministros do Evangelho, sabem que antes de mais nada são servos de Cristo. E exercem seu ministério com humildade e responsabilidade. Não é disso que estou falando. O caso aqui é outro. Falo daqueles que não servem a Deus, mas a si próprios. Pessoas cujo "deus" é o próprio ego. 
   A mitologia grega tem um mito bastante conhecido: O mito de Narciso. Conta-se que ele era famoso por sua extrema beleza e também por seu orgulho. Narciso era tão belo que pensava ser um deus. E sua autoadmiração foi o motivo de sua ruína, pois ao contemplar seu belo reflexo na lagoa de Eco, sem conseguir deixar de olhar para si mesmo, definhou contemplando sua imagem. E muitos por aí tem ido à ruína por exagerarem demais seus próprios atributos. Não que não tenhamos que ver qualidades em nós mesmos. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, mas temos que ter humildade para reconhecer nossa total dependência do Senhor Jesus. Como Ele mesmo disse: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5b).
  Tudo isso faz lembrar da história do rei Uzias. Um homem que muito prosperou em seu reinado por ter confiado no Senhor, mas quando tornou-se grande, deixou o orgulho encher seu coração e achou que já tinha poder suficiente para agir como bem entendesse: "E voou a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado até que se tornou forte. Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso" (II Cr 26:15b, 16). O resultado de sua infração à uma determinação direta de Deus, de que só quem poderia oferecer incenso no altar do incenso era o sumo sacerdote, foi Uzias tornar-se leproso e ter que morar numa casa separada até o dia da sua morte. Cumpriu-se na vida dele o que diz Provérbios de Salomão: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda" (Pv 16:18).
   Jesus, ao ser abordado pela mãe dos discípulos Tiago e João com um pedido inusitado de que eles ocupassem lugar de honra em seu reino, esclarece: "Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mt 20:26-28). Jesus mostra que o Reino de Deus se contrapõe aos reinos do mundo, pois para ser grande no Reino de Deus é preciso se fazer pequeno, é preciso servir. E o próprio Jesus declara ser ele o exemplo de alguém que SERVE tanto ao Pai quanto aos homens: Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve" (Lc 22:27).
  Os servos de Deus um dia serão recompensados pelo seu esforço e perseverança em obedecer ao seu Senhor: "Bem aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar-se à mesa, e, chegando-se, os servirá"(Lc 12:37). Que Deus nos ajude a manter o coração longe do orgulho. Que possamos fazer das palavras de João Batista o nosso lema: "É necessário que Ele (Jesus) cresça e que eu diminua" (Jo 3:30).



Paz e até.
   
   

20 comentários:

  1. Paz .....
    Que benção esse texto falou muito comigo.
    Hoje em dia verdadeiramente muitos querem posição ministerial e esquecem de servir.
    Pra que orar em hospitais se lá ninguém vai ver? pra que visitar os doentes,cativos e oprimidos se não da fama?
    É mais ou menos isso que tem acontecido.
    Mas dou graças a Deus que ainda aqueles que se colocam na posição de servir e estão por ai pregando e cumprindo o ide de Jesus.
    Abraço
    Visite: http://palavradiariadevida.blogspot.com.br/2014/07/elementos-para-uma-verdadeira-adoracao.html

    ResponderExcluir
  2. Nos entristece ver muitos crescendo e Cristo diminuindo.
    Paz amada.

    ResponderExcluir
  3. Lindo Blog, Deus é contigo irmã Fernanda Souza !!!

    ResponderExcluir
  4. Existem muitos Uzias que oferecem sacrifícios de tolos. Deixam a obediência de lado e buscam os elogios e aplausos, fazendo o que Deus não mandou. Servir é ser útil em algum trabalho, porém, alguns só se sentem úteis se estiverem na liderança. O pior de tudo é que a maioria que quer ser líder e briga por isso, não etá capacitado, infelizmente. Não querem ser alunos para tornarem-se mestres. Querem começar do topo.

    ResponderExcluir
  5. Bela menagem fer temos que deixar de lado quaisquer orgulho ou ego beleza etc... e dar valor no que realmente importa ... bjo ótima noite amiga

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Blog. Uma bênção esta mensagem, mas infelizmente é a realidade que encontramos em muitos lugares,pessoas cheias de si mesmo e vazias de Deus. Mas o importante é que ainda podemos encontrar pessoas que querem ser diminuídas para que Cristo cresça nelas, querem ser servos e fazer a obra do Senhor, querem pagar o preço para ver vidas restauradas no Altar de Deus. Fique na Paz! Vou te seguir. Se quiser pode me seguir pelo Blog leiaroncaglio.blogspot.com.br vai ser uma bênção ter você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léia obrigada pela visita. Seu blog é uma bênção tb. Deus te abençoe.

      Excluir
  7. Olá,
    Esta é a primeira vez que passo por aqui mas já consigo perceber que este blog é sim um cantinho abençoado!
    Infelizmente tenho de concordar que muitos cristãos estão se perdendo no caminho do orgulho.Tudo que mais quero é servir o meu Deus.
    POr isso oro para que Ele me capacite dia após dia para honrra e glória dEle!
    Fica com Deus!
    http://resgatadapeloreii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Fernanda. Obrigada pela visita, linda! Deus te abençoe e te fortaleça!

      Excluir
  8. Isso me fez lembrar de uma estória que o pastor que foi meu pai na fé contava: Havia em uma igreja dois irmãos que eram muito amigos; eram jovens e muito dedicados ao Senhor. Certa vez um dos jovens viajou a trabalho e passou muitos anos fora e quando voltou seu amigo havia sido separado para o diaconato. O irmão que regressara aproximou-se e deu aquele tapão forte no amigo. Era assim que eles se saudavam antigamente: Com um tapão forte nas costas do outro. Quando o amigo e agora diácono recebeu o tapão, virou-se para seu amigo e disse: Me respeite, vei, rapaz! Pois eu agora NÃO SOU MAIS CRENTE NÃO, eu agora sou diácono. Hehehe... Entendeu? Afff... Eu e minha falta de talento para fazer humor... Nam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk, essa foi boa! Tinha que ser vc né, Vinde e arrazoemos!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkk até que não és tão ruim..;)

      Excluir
  9. Muito edificante o seu texto querida!! É verdade estamos vivendo em dias maus, os valores mudaram muito. É um privilégio sermos servas de Deus. Muitos não sabem o significado de "Senhor".

    Senhor, quer dizer "dono", se somos servas de Deus, então Ele é o nosso dono, mas muitos infelizmente só querem que Deus seja seu dono em certas situações. é mesmo os fins dos tempos. Beijos querida, e que Deus possa continuar te usando cada dia mais como uma serva fiel a Ele!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Te indiquei pra fazer um tag post!
    Seu nome tá marcadinho lá no meu blog! Vou ficar mto feliz se vc fizer também haha
    Beijos!
    http://feliz-por-natureza.blogspot.com.br/2014/07/tag-post-conhecendo-o-blog.html

    ResponderExcluir
  11. Nós não fomos chamados para ser incríveis, fomos chamados para sermos obedientes. Obedecer nas pequenas coisas, mostrar coerência no viver ainda é uma das mais melhores formas de evangelização. Muito boa a sua postagem

    ResponderExcluir
  12. Paz Fernanda como está?
    Passando para visitar o seu blog e para falar que eu estou te indicando o SELO PREMIAÇÃO BLOG, chamado The Cracking Chrispmouse Bloggywog Award.Ficarei muito feliz se você aceitar o Selo.Passa na Lá no meu Blog Palavra Diária e leia a postagem completa e pegue o seu selo. Abraço!

    http://palavradiariadevida.blogspot.com.br/

    http://palavradiariadevida.blogspot.com.br/2014/07/selo-de-premiacao-para-blogs.html

    ResponderExcluir
  13. Maravilhosos texto! Concordo plenamente com vc. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  14. OLÁ!!!... FAÇO PARTE DA AGENDA DOS BLOGS E ESTOU TE SEGUINDO!!!... AMEI SEU BLOG, GOSTO MUITO DE LER!!!...VOU ADORAR TE RECEBER NO MEU CANTINHO TAMBÉM!!!...
    MINHA PÁGINA NO FACE:
    https://www.facebook.com/tocadasarts?ref_type=bookmark
    MEU BLOG:
    http://tocadasarts.blogspot.com
    TE ESPERO LÁ!!!...
    BEIJOS NO CORAÇÃO!!!...

    ResponderExcluir

Adorei sua visita! Deixe seu comentário!