Translate

Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Uma oportunidade única

  A frase "só se pode mergulhar no rio uma vez" é atribuída ao filósofo Hieráclito. Impossível se banhar duas vezes no mesmo rio? Sim, afinal, as águas são correntes, fluem constantemente. Ao retornar ao rio ele já não será mais o mesmo, pois as águas em que se mergulhou originalmente já foram substituídas por outras. E mesmo que o rio não mudasse, que suas águas fossem paradas, nós é que não seríamos mais os mesmos. Somos seres em constante transformação. Nunca seremos de novo o que já fomos anteriormente. Podemos até ser melhores (ou piores), mas iguais não. As circunstâncias mudam, nós mudamos, um segundo nunca é igual ao outro.
  Pensando um pouquinho nessa frase, me lembrei de quando Jesus falou acerca das preocupações da vida (Mt 6:25-34). Vivemos dificuldades nesse "mundão de meu Deus", e, às vezes (ou quase sempre), quando estamos em dificuldades, essas palavras se tornam meio controversas para nós:"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu mal" (v.34).
  Poxa, como não se preocupar com contas a pagar, problemas de saúde, conflitos no casamento, criação de filhos? Mas, pensando bem, problemas sempre haverão, com maior ou menor intensidade. Cada dia traz as suas alegrias e também tristezas, diferentes em aspectos que podem ser grandes ou pequenos, mas que são diferentes de alguma forma. Os momentos jamais serão idênticos.
  Há aqueles que entendem cada experiência como única e resolvem aproveitá-las ao máximo, pessoas que veem grande significação em coisas simples, mas há os que se preocupam tanto com os problemas de amanhã que não conseguem usufruir das coisas boas que a vida oferece. Ao olhar para um lírio, ou ao ver um pássaro voando, lembre-se do que Jesus falou:"Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não tem vocês maior valor do que elas?" (v.26). E lembrando-se disso, aproveite os bons momentos, pois você tem um Pai que zela por você. 
  Aproveitar ao máximo cada momento, pois cada momento é único. O beijo do filho, o carinho do marido (ou esposa), o abraço do amigo nunca se repetirão do mesmo jeito. Sinta-os como únicos.Viva-os como únicos. às vezes perdemos muito tempo pensando sobre o que queríamos que fosse , que nos esquecemos de aproveitar aquilo que já é.
Paz e até. 
  

2 comentários:

  1. Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
    Gostei do que vi e li, e achei um blog fantástico, onde se aprende muito.
    Sou António Batalha, do blog Peregrino E Servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    PS. Se desejar faça parte dos meus amigos virtuais,decerto que irei retribuir,
    seguindo e divulgando seu blog.
    Desejo-lhe muita saúde muita paz e grande felicidade, e também um Feliz-Natal.

    ResponderExcluir

Adorei sua visita! Deixe seu comentário!