Translate

Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

A terra é boa, mas...

 
 "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes." (Nm 13:27,28).
  
   Uma das piores coisas que pode acontecer na vida de um cristão é perder a confiança em Deus. E somos constantemente tentados a isso. Dificuldades, prazos a cumprir, metas a alcançar, sonhos que precisam ser realizados, ufa! A pressão que sofremos no nosso dia a dia tende a nos fazer desconfiar. Afinal são tantas coisas que, às vezes parece que não podemos dar conta. Esse sentimento de inabilidade é comum, pois somos humanos. Mas é aí que precisamos confiar em Deus e em suas promessas.
   Os israelitas ouviram falar acerca da Terra Prometida quando ainda eram escravos no Egito. Eles viram Deus tirá-los da vergonha da escravidão com mão forte, atravessaram o mar vermelho a pés enxutos, e agora estavam prestes a tomar posse da promessa de Deus. O sonho finalmente se tornaria realidade. 
   Moisés envia 12 espias à Canaã. Eles tiveram a oportunidade de ver que a terra era realmente boa, fértil, o fruto era bom, como Deus dissera. Mas eles viram também os habitantes daquele lugar, viram suas cidades fortificadas e temeram. Voltaram e contaminaram todo o povo com sua falta de confiança em Deus. Somente Josué e Calebe permaneceram crendo que aquela bênção não dependia de suas forças humanas para se concretizar e sim do próprio Deus que fizera a promessa: "Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde mana leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles" (Nm 13:8,9).
   O olhar dos outros dez espias estava apenas nas dificuldades que teriam que enfrentar. Embora reconhecessem que a terra era realmente muito boa, a dificuldade lhes pareceu muito maior do que a bênção. O olhar estava fixado somente nas barreiras. Quando fixamos os olhos apenas nos problemas, somos levados, assim como eles, a:

  • Supervalorizar as barreiras e dificuldades: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós" (Nm 13:31);
  • Diminuirmos nossos potenciais e a nos colocarmos em posição de inferioridade: "Vimos também os filhos de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles" (Nm 13:33) - Note que eles se viram como gafanhotos e julgaram que eram vistos da mesma forma pelos outros;
  • Lamentarmo-nos e enxergar o passado como se fosse melhor do que o presente: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!" (Nm 14:2b). Lembre que antes eram escravos, como isso poderia ser melhor do que a liberdade?
   Josué e Calebe mantiveram sua confiança em Deus porque não estavam com o olhar fixo nas suas limitações, os olhos deles estavam no Deus Todo Poderoso. O foco em Deus mudou a perspectiva com que enxergaram as mesmas dificuldades.

   O escritor da carta aos Hebreus aconselha:
"Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé" (Hb 12:2a).
   O modo como enxergamos as adversidades da vida dependem de para quem nosso olhar se volta: se para as dificuldades, só veremos impossibilidades; se para Deus, creremos em milagres.


Bíblia NVI.


Paz e até.

   

18 comentários:

  1. http://estudosdaescritura.blogspot.com.br/2014/05/a-perfeita-supervisao-e-perfeicao-da.html
    PARABÉNS PELA POSTAGEM. VEM MUITO BEM DE ENCONTRO COM ESSA OUTRA POSTAGEM DESSE LINK ACIMA.....! SHALÔM ALECHEM.

    ResponderExcluir
  2. Um lindo exemplo Calebe e Josué, jamais desistir do que Deus nos prometeu.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog...como sempre muito sábia e nada melhor do que compartilhar essa sabedoria que Deus lhe concedeu. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, obrigada pela sua visita. Fico muito feliz em tê-la aqui. Bjs.

      Excluir
  4. A Paz do Senhor irmã em Cristo Fernanda. Gostei muito da forma que abordou o assunto, muito bom texto e, realmente, tudo depende de como "olhamos" as adversidades, colocando nossa confiança em Deus "sempre" - "Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé" (Hb 12:2a).
    Parabéns.
    do amigo em Cristo
    Pastor Ismael - blog "Aqui eu Aprendi!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua participação, pastor Ismael. Deus abençoe sua vida!

      Excluir
  5. Paz do Senhor , Fernanda . Essa Mensagem veio na hora própria para mim . Onde as ondas parecem grandes e preciso confiar mais em Deus ! Muito obrigada . Deus Te abençoe . Lindo esse Blog , harmonioso e abençoado ! Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Cristo, Célia. Que bom que A mensagem falou ao seu coração. Abraços, Deus te abençoe!

      Excluir
  6. Parabéns pela mensagem de fé e motivação!
    Hoje em dia ainda o povo de Deus sofre por não conhecerem o Deus que servem. O povo tem tudo pra vencer mais perde muito por não confiar. Belíssima meditação da palavra.

    Visite meu blog e se quiser siga-o! estou seguindo o seu a partir de agora.
    Paz

    www.palavradiariadevida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Paulo. Pode deixar que vou retribuir. Paz!

      Excluir
  7. A paz Fernanda parabéns linda postagem a palavra é abençoadora

    ResponderExcluir
  8. Palavra abençoada Fernanda..
    Seguindo flor.
    Deixo meu carinho.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Irmã Fernanda, adorei essa palavra sobre a terra prometida, foi você mesma quem escreveu? Gostei muito.
    Paz, virei aqui mais vezes.

    Marcos André
    Editor do CLUBE DA TEOLOGIA
    http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Paz de Cristo, irmão Marcos. Fui eu mesma que escrevi esse texto. Um pouquinho de minhas reflexões, rsrs. Agradeço a visita!

    ResponderExcluir
  11. Confiar no cumprimento da promessa e na realização do sonho mesmo quando a voz das circunstâncias grita contrária... Isto alegra muito o coração de Deus. Esta capacidade também estava em Abraão (Romanos 4:17-21). Que Deus nos ajude a seguir este exemplo de Abraão.... Que Deus nos ajude a aplicar em nossas vidas o grande conselho dado neste texto, e que nunca deixemos nos persuadir pelas vozes contrárias. Deus abençoe você, filha de Deus. Se desejar fazer uma visita ao meu blog, eu ficarei feliz e honrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe sua vida hoje e sempre, servo de Cristo! Abraão creu contra a esperança porque sabia que quem prometera é fiel. Excelente exemplo a ser seguido. Paz!

      Excluir

Adorei sua visita! Deixe seu comentário!