Translate

Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Um ato de fé

 "E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e dispendido tudo quanto tinha , nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou no seu vestido. Porque dizia: Se tão somente tocar nos seus vestidos, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal" (Mc 5:25 - 29).

    Jesus voltava da região de Decapólis (conjunto de dez cidades), onde realizara uma grande obra de libertação na vida do endemoninhado gadareno. Durante este percurso, Jesus é interpelado por Jairo (um dos principais da sinagoga), cuja filha estava enferma (Mc 5:23). Jesus o acompanha, mas no meio do caminho para a casa de Jairo algo extraordinário acontece.
   Uma mulher que sofria de um fluxo hemorrágico há doze anos surge na história. Sua enfermidade trouxe-lhe um fardo de situações complicadas:

 1 - Vida social comprometida: Segundo a Lei Mosaica qualquer mulher se tornaria impura durante o período do seu fluxo sanguíneo (Lv 15:19-27). Era um período de completo isolamento que a mulher vivia, tudo sobre o que ela sentasse ou encostasse se tornava imundo. Essa mulher estava vivendo uma vida afastada da sociedade haviam doze anos.
2 - Vida sentimental paralisada: Que perspectiva uma mulher como ela poderia ter? Não podia tocar e nem ser tocada. A possibilidade de um relacionamento simplesmente deixou de existir o que com certeza trazia frustração de sonhos e muita tristeza. Seus sentimentos estavam deteriorados.
3 - Debilidade física: Um fluxo de sangue contínuo durante doze anos também a debilitara fisicamente. Fraqueza, anemia, cansaço eram alguns dos sintomas que aquela mulher trazia em seu corpo.
4 - Pobreza e desesperança: Ela havia gasto todos os seus bens recorrendo aos médicos, mas a situação só piorou (Mc 5:26). Agora ela continuava doente e ainda estava sem dinheiro e sem esperança, pois nem mesmo a medicina conseguira mudar seu quadro.


   Em meio a sua dor, ouve falar de Jesus e toma uma decisão: "Se eu tão somente tocar o seu vestido, ficarei sã" (Mt 9:21). Ela creu quando ouviu falar de Jesus e decidiu buscar o milagre: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rm 10:17). E ela sai de casa com o objetivo de não voltar mais do mesmo jeito, com as mesmas amarras, com o mesmo sofrimento, carregando o mesmo fardo, cria que o encontro com Jesus a tornaria diferente.
  Havia ali uma enorme multidão que o seguia e o apertava. Todo objetivo passa por dificuldades e enfrenta obstáculos, mas o que determina o tamanho do nosso esforço não é o tamanho das dificuldades e sim o quanto queremos alcançar nossos objetivos. Se meu objetivo é grande e meu desejo de alcançá-lo também é grande, então nada me fará desistir.
  Aquele não era lugar para uma mulher na situação em que ela se encontrava. Se fosse descoberta poderia ser apedrejada, mas a fé superou o medo. Ela veio entre a multidão e tocou na orla das vestes de Jesus. No mesmo instante, sentiu estar já curada daquele mal. 
  Jesus olha ao redor e pergunta: "Quem me tocou?". A multidão o apertava, mas foi exatamente aquela mulher que chamou a atenção de Jesus e fez com que Ele parasse. Ao se apresentar como aquela que o tocara, Jesus lhe diz:

 1 - A tua fé te salvou: Ela recebeu a recompensa pela sua fé. A cura física ou qualquer outra bênção não é maior do que o milagre da salvação. Era muito mais do que ela esperava receber. A salvação não é pelas obras ou por qualquer esforço humano, é pela fé: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós é dom de Deus" (Ef 2:8).
2 - Vai em paz: Ela também recebeu paz, cura para as suas emoções, para a sua alma.
3 - Sê curada deste teu mal: Seu corpo recebeu restauração da saúde.

   Nessa história podemos perceber o quanto o encontro com Jesus é poderoso para mudar completamente a vida do ser humano. Todas as áreas da vida desta mulher foram plenamente tocadas pelo Senhor Jesus. Ela o tocou com fé e recebeu de volta um toque poderoso que mudou sua vida para sempre.



Paz e até.

3 comentários:

  1. Paz do Senhor, ótima mensagem, a paz.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor irmã em Cristo Fernanda Souza.
    Esta é uma das passagens Bíblicas que muito admiro.
    Encontramos nesta passagem muitas lições para aprendermos.
    Também postei sobre este tema e digo:
    - Mas por que esta história consta nos três evangelhos?
    Diria que: O propósito maior e precípuo é: Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." João 20 30-31

    Tenha Fé! Acredite no milagre!
    "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem." Hebreus 11.1

    Ótimo texto!
    abraço fraterno.
    do amigo em Cristo
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
  3. Esta mulher colocou sua esperança em Jesus para receber a cura, porém ela recebeu não somente a cura, mas recebeu também a paz que só é encontrada em Cristo e o mais importante a salvação. É assim que Jesus faz, pois Ele veio para nos dá vida e vida em abundância. (João 10:10)
    Graça e paz Fernanda!

    ResponderExcluir

Adorei sua visita! Deixe seu comentário!